quinta-feira, 19 de maio de 2011

Criação

Criação da mulher

    Deus identifica-se como o "ajudador" de Israel (hebraico 'ezer). A palavra não implica inferioridade. Descreve uma função mais do que digna. Ninguém perde valor ao assumir com humildade o papel de auxiliador. Como "auxiliadora" do homem, a mulher torna-se espiritualmente sua parceira na pesada tarefa de obediência a Deus e domínio sobre a Terra. Ela também recebeu papel importante na multiplicação das gerações. A mulher, como amiga mais próxima do homem, deveria proporcionar-lhe companheirismo e conforto. Ninguém poderia encorajá-lo e inspirá-lo mais do que ela, que foi criada para esse fim. Designada para ser a perfeita contraparte do homem, a mulher não era nem superior, nem inferior, mas equivalente e igual ao homem em sua pessoalidade, enquanto diferente e única em sua função.
    Homem e mulher foram criados à imagem de Deus. A diferença está em que o homem foi formado do pó da terra, e a mulher, a partir do homem. Ela corresponde perfeitamente ao homem, tem a mesma carne e sangue e, como "imagem de Deus", assim como o homem, é igual a ele de todas as maneiras. Pelo ato da criação em si, ela está inseparavelmente ligada ao homem. A unidade da raça está assegurada; o valor e a dignidade da mulher estão afirmados; o fundamento do casamento cristão está estabelecido de maneira memorável.
    A mulher não é uma ideia tardia. O homem foi planejado e criado física, emocional, social e espiritualmente já com a criação da mulher também planejada e assegurada. De fato, Deus disse que não era bom que o homem estivesse "só"; ele precisava da mulher. Deus formou o homem "do pó da terra", mas fez a mulher da "costela" do homem (hebraico tsela', literalmente lado).
    Deus utilizou Adão para expressar a singularidade da mulher num jogo de palavras. Mesmo a linguagem em si reflete a unidade que Deus planejou existir entre o homem (hebraico 'ish) e a mulher (hebraico 'ishshash). Apesar do fato de Adão ter dado nome a Eva, isso não implica que tivesse uma posição superior à dela; na cultura oriental - e até hoje -, o ato de dar nomes é bastante significativo e, em muitos casos, implica autoridade e responsabilidade. O nome da mulher (Eva significa mãe de todos os viventes) é um reconhecimento de sua origem, da mesma forma que o nome de Adão (hebraico adamh, literalmente "terra" ou "chão") aponta para o pó da terra como sua origem na criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário