segunda-feira, 30 de maio de 2011

Casamento

O plano de Deus para o casamento é apresentado em Gênesis 2.24, repetido nos Evangelhos (Mt. 19.5) e nas Epístolas (Ef. 5.31). O casamento é perfeito quando estabelece o compromisso de um homem com uma mulher por toda a vida.
Deus nunca pretendeu que o homem ficasse sozinho. O osso do qual a mulher foi criada foi retirado do próprio homem. A mulher foi retirada do homem e depois apresentada a ele a fim de complementá-lo. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem, com necessidades físicas e emocionais que apenas outro ser humano pode preencher.
Não havia pais presentes no Éden, mas Deus prosseguiu com seu plano de unidade no casamento.Os dois devem "deixar" os pais  e "unir-se", a fim de se tornarem um. Devem estar dispostos a abandonar tudo o que pertence a  antigos compromissos, estilos de vida com objetivos individuais e unir-se um ao outro. Essa "união" refere-se a um laço forte e duradouro que os mantém ligados por um compromisso incondicional de amor e de aceitação, resultando numa unidade, uma combinação muito mais forte do que a força que cada um possuía separadamente antes.
Nenhuma outra relação humana, nem mesmo a de pais e filhos, é superada pelo laço entre marido e mulher. O casamento é um compromisso de aliança - um voto feito a Deus e ao companheiro, não apenas de amor, mas também de fidelidade, que devem durar  a vida toda num relacionamento de exclusividade.
O casamento é um milagre de três faces. É um milagre biológico, em que duas pessoas realmente se tornam uma só carne; é um milagre social, por meio do qual duas famílias são enxertadas uma na outra; é um milagre espiritual, no qual a relação do casal é uma figura da união de Cristo e sua noiva, a Igreja. De maneira clara, Deus planejou que transparência e abertura fossem parte do relacionamento no casamento - vulnerabilidade sem inibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário